Lucro industrial na China avança 4,8% no primeiro bimestre

O lucro das maiores empresas do setor industrial da China teve crescimento de 4,8% nos dois primeiros meses de 2016, na comparação com igual período do ano anterior, informou em seu site a agência de notícias estatal Xinhua, citando dados oficiais divulgados neste domingo.

Os lucros das companhias da indústria chinesa com receita superior a 20 milhões de yuans (US$ 3,1 milhões) totalizaram 780,7 bilhões de yuans entre janeiro e fevereiro, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas.

Em dezembro de 2015, os lucros das indústrias tiveram queda de 4,7% na comparação anual. Em todo o ano passado, os lucros caíram 2,3% ante 2014.

Autoridade do escritório de estatísticas citada pela Xinhua, He Ping atribuiu o mais recente crescimento no lucro a um avanço nas vendas e a um declínio mais brando nos preços dos produtos nas fábricas. Nos dois primeiros meses do ano, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da China recuou 5,1% na comparação com igual período do ano passado. Em dezembro, essa queda anual havia sido de 5,9%.

Apesar da recuperação, parte do crescimento do lucro industrial foi resultado de uma base menor ante o mesmo período do ano passado, disse He. Os lucros industriais de 2015 avançaram apenas 0,4 ponto porcentual, na comparação com igual período de 2014, lembrou a autoridade. He admitiu que o setor industrial chinês ainda enfrenta dificuldades, com um «grande» excesso de capacidade e problemas especificamente no setor de mineração, diz a agência estatal.

Fonte: exame.abril.com.br