Empregados da Caixa cobram novamente mais contratações e melhorias nas condições de trabalho

A defesa de melhorias das condições de trabalho, do Saúde Caixa e por mais transparência na gestão marcou os debates da primeira negociação entre representantes dos empregados e a CAIXA em 2019. Os trabalhadores cobraram soluções para problemas como a falta de contratação de empregados, fechamento de agências, descomissionamento, dentre outros.

Sobre a declaração do presidente da CAIXA de que pretende contratar concursados aprovados no concurso de 2014, os representantes da empresa argumentaram que a área de gestão de pessoas está realizando estudos e que, posteriormente, os resultados serão encaminhados para as instâncias de deliberação do banco. Ou seja, não há previsão de quando ou quantas pessoas serão realmente convocadas.

Sem contratações, o banco continua reduzindo drasticamente seu quadro de pessoal. Com a reabertura do Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE), mais 1.426 empregados se desligaram.  Assim, conforme dados de 31 de dezembro, o banco tem 84.952 trabalhadores.

Condições de Trabalho

Cobrado pela CEE/Caixa, o banco apresentou uma proposta de modelo de atuação dos fóruns regionais de condições de trabalho para 2019. Os representantes dos trabalhadores vão avaliar o documento e fazer os ajustes que forem necessários. Segundo a CAIXA, está assegurado o funcionamento dessas instâncias para debater os problemas que afetam diretamente as estruturas e relações de trabalho nas unidades.

Fonte: bancariosbh.org.br