Representantes dos funcionários questionam Itaú sobre demissões

Representantes dos funcionários do Itaú se reuniram com a direção do banco quinta-feira, 26, em São Paulo, para discutir demissões e agir, entre outros temas. A funcionária do Itaú e diretora do Sindicato, Marilene Gualberto, participou da negociação.

Na mesa, os trabalhadores questionaram o Itaú sobre a existência de uma onda de demissões e fechamento de agências em todo o país depois da Campanha Nacional. O banco afirmou que não há variação no número de demitidos em comparação ao ano passado e que não haverá demissão em massa.

Os bancários cobraram informações mais detalhadas e o banco ficou de apresentá-las na próxima reunião, que deve acontecer entre 15 e 17 de dezembro, mesmo período em que a Comissão de Organização dos Empregados (COE) estará reunida em São Paulo.

Foi apresentada também a proposta de construção de uma agenda para reunião de três em três meses para acompanhar o nível de emprego dentro do Itaú, que foi aceita pelo banco.

O banco também foi questionado sobre o fechamento do prédio da São Cristóvão, que tem em média 400 trabalhadores, anunciado ontem, 25, ao Sindicato do Rio de Janeiro. O Itaú afirmou que vai realocar os funcionários da área comercial.

Sobre o Agir, o Itaú afirmou que vai atender a uma antiga reivindicação sobre um ajuste do impacto dos dias da greve no cálculo da gratificação. A partir de agora, o banco vai usar os últimos três meses como referência (julho, agosto e setembro), prevalecendo o que for mais vantajoso.  Os bancários reiteraram ainda, a reivindicação da revisão do impacto das férias no cálculo e o banco disse que vai avaliar.

Outra informação importante repassada durante a reunião foi a de que assistentes comerciais passarão a ser contratados como assistentes, com jornada de 6h, sendo que os que já trabalham continuarão na mesma função e jornada.

Plano de saúde

Após paralisações realizadas pelo Sindicato nesta terça-feira, 24, o banco agendou negociação com representantes dos funcionários para tratar do plano de saúde. A mesa será realizada em Belo Horizonte no dia 3 de dezembro.

Fonte: bancariosbh.org.br