CAIXA tem 20 dias para apresentar cronograma de contratações ao MPT

Em audiência realizada no dia 5 de novembro, o procurador Carlos Eduardo Carvalho Brisolla, da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Regional, em Brasília, concedeu prazo de 20 dias para que a CAIXA apresente cronograma de contratação dos aprovados no concurso público realizado em 2014 ou estudo em que dimensione as admissões a serem feitas até dezembro deste ano, como prevê a cláusula 50 do ACT 2014/2015, ou até junho de 2016, quando termina a validade do certame.

Os representantes dos bancários que participaram da audiência destacaram que a falta de empregados é uma realidade que afeta unidades de trabalho em todo o Brasil. Os trabalhadores lembraram também que, apesar de a CAIXA falar que contratou mais dois mil empregados como está previsto no acordo aditivo, ela ignora o fato de que mais de 3 mil empregados deixaram o banco neste ano através do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA).

Outro importante avanço foi a recomendação do procurador de que, nos próximos concursos públicos, haja a definição de uma quantidade de contratações, ou seja, que não se faça apenas para cadastro reserva.

Concurso público

Em 2014, a CAIXA realizou um dos maiores concursos públicos da história. Foram quase 1,2 milhão de inscritos, dos quais 32.879 foram aprovados. Até o momento, apenas 3.182 foram convocados (9,67% do total) e apenas 2.482 admitidos (7,54% do total). Neste ano, não houve uma convocação sequer em fevereiro, março, julho, agosto e setembro.

Enquanto isso, a falta de empregados prejudica a todos. Trabalhadores estão sobrecarregados e, consequentemente, adoecendo mais. Clientes e usuários sofrem a demora no atendimento. A CAIXA tem hoje menos de 98 mil empregados, mas eram mais de 101 mil no final do ano passado. E tem autorização dos órgãos reguladores para chegar aos 103 mil. Atualmente, em média, são 23 trabalhadores por unidade, a pior situação desde 2003.

Fonte: bancariosbh.org.br