Cautela nas viagens

Cautela nas viagens

Geraldo Magela Silva Freire

Advogado do escritório Silva Freire  Advogados

 Publicado no Jornal Estado de Minas, seção OPINIÃO, pg. 9, em 03/01/2012

 

 

Para não atrapalhar suas férias, tome alguns cuidados. Perder um passaporte em viagem ao exterior impede seu retorno sem que tenha tirado outro. Dá trabalho e sai caro. Para comprar é necessário o cartão e o passaporte. Seu cartão de crédito pode não funcionar no exterior por razões diversas, incluindo-se avarias nele próprio. Se a mala for extraviada com todas as encomendas e compras para os filhos, pais , amigos etc. – de incomensurável valor estimativo -, você tem que fazer prova para ser indenizado, sob pena de receber em juízo valores irrisórios fixados, o que faz com que as companhias aéreas não se preocupem com a proteção do patrimônio dos consumidores. Só pesadas multas pode modificar essa situação.

Horas antes de viajar, liste tudo o que vai levar. Confira as passagens, companhias aéreas, horários e números e voos. Faça um pequeno resumo e carregue separado as passagens. Tire cópia legível do seu passaporte, carregando-a sempre com você. Ponha numa bolsa de pano com zíper seu passaporte e dinheiro vivo. Coloque-a na cintura. O cartão de crédito pode não funcionar no exterior. Por cautela, leve um mínimo em dinheiro vivo.

A suspensão de voos pode ocorrer. Leve na bagagem de mão uma muda de roupa e acessórios para cada um. Tire fotografia de suas malas com o celular, o que pode facilitar sua localização. Protegê-las com papel plastificado no aeroporto é outra boa providência. Não adquira pacotes pela internet. A página virtual pode trazer imagens e telefones falsos, com fotos de imóveis de terceiros ou de hotéis – é melhor você procurar uma agência de viagem na cidade em que mora. Se o fizer, cerque-se de cautela, porque o estelionatário cria sua página falsificada.

Telefone para amigos moradores da localidade para onde vai, informando-se com outras agências e locadores de imóveis do lugar. Se não falar outras línguas,carregue pequenos livros, facilmente encontrados nos aeroportos: inglês/francês/italiano para viagens. Imprima no computador e em pequeno papel algumas frases que você vai precisar na rua, no hotel e no restaurante. Aprenda a contar, pelo menos em inglês, para entender a resposta do vendedor. Porque não adianta dizer “how much is this?”, se você não vai entender a resposta.

Fique de olho nos painéis dos aeroportos. A todo momento mudam os portões(gates). Só saia do hotel com a bolsa na barriga, contendo dinheiro vivo cartão de crédito e cópia do passaporte. Original só no cofre do hotel, com o dinheiro grosso. Ande com uma mochila com rodas e cabo para pôr suas compras, evitando carregar muitos embrulhos. Guarde todas as notas de compras de mercadorias, pois servirão como prova se houver extravio. Ponha todas as suas compras no exterior em mala dura, dificultando possíveis violações.

Ao chegar, reclame no aeroporto, na própria companhia, eventual violação ou extravio de malas. Registre sua reclamação no aeroporto, no órgão oficial, pegue cópia e arrole uma testemunha, se possível. Deixei por último o mais precioso. Não tire a mão de seus pertences pessoais em nenhum lugar: aeroporto, hotéis (portaria e no café), ônibus etc. Um segundo de distração é o bastante para o gatuno aproveitar.