Comprador de imóvel não responde por hipoteca firmada entre Caixa e construtora

A 5ª Turma do TRF da 1ª Região decidiu que a hipoteca firmada por construtora e o agente de financiamento, não tem eficácia perante terceiro adquirente do imóvel, independente ser for anterior ou posterior à promessa de compra e venda. No caso, o imóvel foi objeto de financiamento de uma incorporadora com a Caixa Econômica Federal.

Segundo a súmula 308 do STJ, a hipoteca não é válida para o terceiro comprador do imóvel. Assim, a turma determinou a baixa da hipoteca de uma sala. Conforme elucidado pelo desembargador João Batista Moreira, “os efeitos da hipoteca resultante de financiamento imobiliário são ineficazes em relação ao terceiro, adquirente de boa-fé, que pagou pelo imóvel e não participou da avença firmada entre a instituição financeira e a construtora, ainda mais tendo presente a circunstância de que a CEF agiu com manifesta negligência na preservação de seu crédito perante sua devedora, deixando de fiscalizar a alienação das unidades imobiliárias”.

Interessados na análise de casos similares e orientações gerais devem entrar em contato com a SILVA FREIRE ADVOGADOS e agendar uma consulta em uma de nossas unidades.