Demitida por não mentir a pedido da empresa, ex-funcionária é indenizada em R$ 50 mil

O TRT da 4ª Região (RS) condenou a operadora de telefonia Vivo a pagar indenização de R$ 50 mil a uma ex-funcionária que se recusou a levar adiante uma suposta instrução da empresa para mentir.

De acordo com o processo, a funcionária teria se recusado a mentir dizendo aos clientes que o sistema para planos pré-pagos estava indisponível com o intuito de priorizar a contratação de planos pós-pagos. Segundo versão da funcionária, ela foi assediada e demitida depois de tirar licença médica, alegando estresse e ansiedade.

A decisão do juiz Marcos Fagundes Salomão foi baseada no relato de um cliente que tentou comprar um plano pré-pago, mas foi informado por outro atendente que o sistema estava indisponível.  Logo em seguida, teria sido atendido pela funcionária, que lhe vendeu o plano normalmente.

Para o magistrado, a testemunha confirmou que a autora, assim como os demais empregados, foi instruída a dizer para os clientes, caso estes manifestassem interesse na aquisição de um plano pré-pago, que o sistema informatizado estava fora do ar. “Verifico que a reclamante, exatamente por seu proceder diligente e honesto, sofreu assédio moral direto de seus colegas, que, em certa medida, a achacavam dias depois do ocorrido, tudo sob a complacência patronal” afirmou o juiz.

Interessados na análise de casos similares e orientações gerais devem entrar em contato com a SILVA FREIRE ADVOGADOS e agendar uma consulta em uma de nossas unidades.