Empresas brasileiras podem ser prejudicadas devido a golpe da Nota Fiscal Eletrônica

Em 2017, o vírus rasomware fez com que milhares de empresas ficassem reféns de perder todos seus documentos fiscais e arquivos importantes.

O golpe tem relação direta com as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e fraude foi identificada pelo CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança) do Governo.

O usuário recebe um e-mail que alega entregar uma NF-e recém emitida. Ao clicar, um programa malicioso é transferido para o dispositivo.

É importante lembrar que esse vírus pode fazer com que todos os documentos estejam em mãos criminosas, controlados à distância. Em 2017, os criminosos pediram cerca de US$ 300,00 (cerca de R$ 928,00 na cotação atual) por informações roubadas, sem qualquer garantia de que os dados seriam recuperados.

Como prevenir o ataque

Ao receber Notas Fiscais por e-mail, o empresário deve ficar atento se elas estão vindo de um remetente confiável.

Observe a extensão do arquivo baixando antes de abri-lo (extensões .EXE, .BAT e .VBS apresentam riscos). Além disso, mantenha seu antivírus sempre atualizado. Antes de baixar o arquivo diretamente do e-mail consulte a chave de acesso na Secretaria da Fazenda.

O mais importante é ter uma plataforma que armazena seus documentos fiscais em nuvem e faz a consulta do XML diretamente da Secretaria da Fazenda. Algumas plataformas garantem o recebimento e a autenticidade de 100% das Notas emitidas contra seu CNPJ.

Quaisquer fraudes devem ser reportadas o mais rápido possível para que outras pessoas sejam alertadas sobre as consequências deste tipo de crime.

Fonte: contabeis.com.br