Entrevista ao MGTV sobre licitacao da Feira Hippie

Entrevista ao MGTV sobre licitacao da Feira Hippie

Inscrição para licitação da ‘Feira Hippie’ em BH apresenta falhas

Para participar do processo, candidatos tinham que preencher formulário.

Informações ficaram sem proteção e podiam ser acessadas.

Do G1 MG

Feirantes e novos candidatos que participam da licitação para as vagas na Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena denunciaram, nesta segunda-feira (14), uma falha no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Dados como identidade, CPF e faixa salarial de concorrentes podiam ser acessados por qualquer pessoa, independentemente de senha. A fragilidade permitia, até o início desta tarde, que dados de quem se inscreveu a uma das 2,3 mil vagas para instalação das barracas na feira fossem alterados e, até mesmo, que a inscrição fosse cancelada.

Segundo Luis Felipe Silva Freire, presidente da Comissão de Informática, Direito Eletrônico e Crimes Eletrônicos da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG), as informações de uma licitação devem ser públicas porque é uma forma de dar transparência ao processo. Mas para os dados ficarem disponíveis, é preciso que sejam tomadas medidas de segurança. E recomenda que todos os concorrentes façam a conferência de suas informações.

O especialista alerta para o perigo da falta de segurança como a verificada nesta segunda-feira (14) no site da licitação. Para ele, com acesso aos dados dos candidatos, seria possível, por exemplo, falsificar documentos.

Mesmo com o problema, de acordo com a assessoria de imprensa da PBH, o prazo para as inscrições não será prorrogado, ou seja, termina à meia-noite desta segunda-feira (14).

Depois da denúncia, as páginas das inscrições para a licitação da Feira Hippie foram protegidas por senha e não podem mais ser acessadas por qualquer pessoa. A PBH vai apurar a falha, mas garante que os dados de todos os participantes estão seguros.

Reunião

Em reunião na tarde desta segunda-feira (14) ficou decidido que uma comissão de vereadores e deputados vai acompanhar todas as etapas do processo de licitação.

Fonte: Globo.com