Turistas são surpreendidos com casa reservada pela rede Airbnb

Por se tratar de um serviço relativamente novo no Brasil, o compartilhamento de imóvel não apresenta legislação própria, o que exige um cuidado maior por parte dos seus usuários. A ideia é compartilhar espaços disponíveis em propriedades particulares em busca de uma experiência mais próxima do cotidiano local.

 

De férias na Grande Florianópolis, dois casais de amigos que passeavam juntos pelas praias de Santa Catarina, foram surpreendidos ao reservar acomodação na Praia do Rosa e encontrarem um imóvel completamente abandonado.

 

Primeiramente, os casais tiveram dificuldade de encontrar o endereço disponibilizado no site, tendo em vista que a localização estava equivocada. O imóvel, que demonstrava ser ao lado do centro da cidade de Garopaba, na verdade estava localizado em uma rua sem saída e de difícil acesso. Para encontrar o imóvel, os turistas tiveram de obter ajuda de moradores.

 

Em seguida, ao chegar ao local, perceberam que a casa estava completamente abandonada, com lixos espalhados pelo terreno, portões quebrados e mato alto por toda parte. Por sorte, os casais encontraram uma pousada no local e conseguiram passar o fim do dia na praia.

 

Diante do atual cenário e da possibilidade de deparar-se com esses acontecimentos, é importante que algumas questões sejam levantadas:

 

· Faça uma breve análise do anfitrião e verifique o seu perfil: Junto aos sites que disponibilizam imóvel compartilhado deve existir a descrição do anfitrião, bem como notas e opiniões de prévios usuários. Por isso, busque conhecer a avaliação do local que você pretende ficar e daqueles que o receberão;

 

· É comum que após a reserva, o anfitrião entre em contato com aquele que reservou. Caso esse contato não ocorra, procure você por ele e busque mais informações do local e de como chegar até ele;

 

· Formalize a negociação: após escolher o seu imóvel e entrar em contato com o anfitrião, formalize em documento escrito tudo aquilo quer for pactuado entre as partes. Deixe claro qual o período que você ficará no imóvel e qual o valor a ser pago. Além disso, descreva o ambiente a ser compartilhado (se será apenas o quarto ou o imóvel inteiro, por exemplo). Descreva também quais acessos você terá (banheiro, cozinha…). Caso essas informações estejam no site no momento da contratação, leve-as com você por toda a viagem.

 

Certifique-se de estar amparado por um profissional habilitado, a fim de que todas as expectativas sejam positivas e seja possível evitar futuras frustrações.

 

Fonte: www.jusbrasil.com.br