A melhor forma de uma startup conseguir investimento

Especialista fala sobre a dúvida entre ter clientes ou investidores primeiro

 

Por que seu negócio precisa de mais tarefas manuais?
Escrito por Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia

Uma pergunta muito comum que recebo por e-mail é “Como faço para conseguir investimento para minha startup?”. Apesar da resposta variar muito de caso para caso, normalmente digo algo como “A melhor forma é trabalhar por conta própria até o momento em que você não precisa mais do investidor”.

Apesar da aparentemente contradição nesse conselho (você precisa de investimento para crescer, mas para ser atrativo para investidores você precisa crescer sozinho), é importante enxergar como funciona a cabeça do investidor durante o processo.

Geralmente, o investidor é um cara que suou bastante para conseguir juntar grana o suficiente para investir. Para chegar onde chegou, ele precisou da habilidade de aumentar cada vez mais seu capital, de forma que os ganhos superassem as perdas. Ou seja, se na cabeça dele a chance de perder o investimento é maior do que a de ganhar, dificilmente irá investir.

No caso de uma startup, vale a pena ressaltar que ter uma conta bancária recheada não necessariamente significa que a empresa dará certo. É bem comum vermos casos de empresas milionárias que conseguem torrar todo o investimento antes de conseguir chegar a um modelo de negócios lucrativo.

Como na prática o maior risco de uma startup é não chegar a um modelo de negócios viável, a melhor forma de conseguir o investimento é comprovar essa viabilidade em uma micro escala, precisando do dinheiro “apenas” para aumentar esse volume.

Se você tem uma base inicial de clientes demonstrando que existe demanda pelo seu produto, essa é de longe a melhor forma de mostrar para o investidor que o risco é pequeno o suficiente para justificar o investimento.

Apesar de parecer um problema do ovo ou da galinha, por experiência própria te digo que normalmente é mais fácil conseguir uma base inicial de clientes do que o investimento. Em compensação, na hora que você possui clientes, fica muito mais fácil conseguir investidores.

 

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Fonte: Exame.com