Pedidos de recuperação judicial e falência cresceram em novembro de 2016, aponta pesquisa

De acordo com o levantamento feito pela Boa Vista SCPC o número de empresas que pediram falência ou recuperação judicial aumentou de janeiro a novembro na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o levantamento, o aumento dos pedidos de falência no acumulado do ano foi de 11,7%, entretanto, as requisições de recuperação judicial subiram 52,9% no mesmo período.

Em 1 ano, os pedidos de falência aumentaram 10,9%, enquanto os de recuperação judicial subiram 53,3%. Ocorre que, a Boa Vista SCPC aponta que a tendência é de desaceleração desse aumento do número de empresas que solicitam essas medidas. Porém, mesmo com esta desaceleração os números acumulados devem se manter maiores do que os registrados no ano anterior.

Mudanças

Segundo a Boa Vista SPC, os dados apontam que os possíveis efeitos positivos da mudança de um cenário econômico devem ter resultado sobre os pedidos de falência e recuperação judicial somente em 2017.

Comparando novembro de 2016 e o mesmo mês do ano anterior, o levantamento demonstrou que houve queda na quantidade de empresas que pediu falência e recuperação judicial, com recuo de 5,1% e 31,4%, respectivamente.

Entretanto, na comparação entre novembro e outubro, teve alta de 2,7% nos pedidos de falência, enquanto as requisições de recuperação judicial tiveram queda de 15,9%.

Fonte: correio-forense.jusbrasil.com