Pelo segundo ano consecutivo, Silva Freire Advogados é eleita pela Exame PME a sociedade de advocacia que mais cresce no Brasil

Figurar no seleto grupo das pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil, sobretudo em um cenário em que a economia não cresce o esperado, é motivo de orgulho. No levantamento das 250 pequenas e médias empresas que mais cresceram no país, realizado pela Deloitte em parceria com a revista Exame PME, o escritório mineiro Silva Freire Advogados aparece na 90ª posição.

O escritório foi ranqueado pelo segundo ano consecutivo: em 2014, a Silva Freire Advogados aparece como 3º lugar no ranking de Belo Horizonte e em 1º lugar entre os escritórios de advocacia do estado de Minas Gerais.

De acordo com o diretor jurídico Luís Felipe Silva Freire, o processo de sucessão foi o ponto de inflexão que marcou a busca da empresa por uma gestão estratégica, capaz de trazer profissionalização e eficiência para a banca. “O escritório foi criado pelo meu pai, o advogado Geraldo Magela Silva Freire, em 1995. Ele enfrentou as dificuldades típicas do início da vida de toda empresa com talento e uma boa dose de instinto. Quando começamos a pensar e estudar sobre sucessão, vimos que muitos problemas acontecem na saída do fundador. Resolvemos antecipar essas questões com o fundador em plena atividade e buscamos a profissionalização”, relembra Luís Felipe.

A primeira ação foi buscar conhecimento. A partir de uma consultoria sobre processo sucessório, outras demandas apareceram. Para cada caso específico foi buscada assessoria específica, como, por exemplo, para as áreas financeira, administrativa, de software, atendimento e inovação. “Buscamos padrões e, com isso, a eficiência. Isso tem reflexo direto na segurança que o cliente sente. Hoje todo procedimento é tabelado, e o custo é o mesmo para qualquer cliente”, afirma o diretor.

Segundo ele, o crescimento de 66% nos últimos três anos é fruto de uma gestão que valoriza as pessoas. “Hoje, temos uma rotatividade baixa porque planejamos baseados no mérito. O plano de carreira tem foco nos resultados, e por isso todos, desde o primeiro atendimento, se esforçam e sabem da sua importância para que o cliente saia satisfeito. Também não limitamos o investimento na formação dos nossos colaboradores. Esse é um mercado concorrido, mas que pode oferecer boas margens de lucro se o escritório funcionar com método”, avalia.

Além de Luís Felipe, que atua como CEO, ajudam a comandar os negócios os outros dois irmãos: Henrique Silva Freire, que atua na área tributária e de ações comerciais, e Glenda Silva Freire Antunes, diretora financeira e administrativa. O fundador é hoje presidente do Conselho de Administração formado pelos quatro e por mais um membro externo.

FONTE: Diário do Comércio