Pressão das entidades representativas dos empregados faz Caixa manter sistemática para promoção por mérito em 2016

Durante reunião da comissão paritária do Plano de Cargos e Salários (PCS), em Brasília, a CAIXA concordou em manter, em 2016, as regras da promoção por mérito aplicadas no ano anterior. O posicionamento do banco atende às reivindicações das entidades representativas, que vinham cobrando a divulgação imediata da sistemática ratificada em mesas de negociações permanentes.

“A comunicação precisa ser aprimorada, para que todos os empregados passem a ter conhecimento sobre esses critérios o mais rápido possível, dispondo assim de mais tempo para buscar a obtenção dos deltas”, explicou Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa). Fabiana lembrou ainda que a construção da sistemática de promoção por mérito foi uma das conquistas da Campanha Nacional de 2014.

A representação dos trabalhadores protestou contra o número de deltas por empregado na promoção por mérito aplicada em 2015. O resultado final ficou aquém do esperado: 1,01 por bancário, quando a reivindicação era de pelo menos 1,1 por trabalhador. Outro problema, apontado desde a divulgação dos resultados da sistemática anterior, foi o índice significativamente alto de bancários com delta zero.

A decisão final sobre a sistemática da promoção por mérito se dará nas próximas rodadas da mesa de negociações permanentes, ainda sem datas definidas.

Histórico

Em 2015, houve a garantia de um delta com 40 pontos, 10 a menos que em 2014. Os critérios objetivos foram assim distribuídos: 20 pontos pela conclusão de 30 horas anuais de módulos da Universidade Caixa, cinco pontos pela participação no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e 15 pontos para a frequência medida pelo Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon). Também foram considerados critérios subjetivos, com a garantia de até 20 pontos. Houve ainda extra de 10 pontos para iniciativa de autodesenvolvimento.

“É preciso ressaltar que a luta pela manutenção da conquista dos deltas tem sido uma das principais bandeiras do movimento dos empregados da CAIXA, principalmente nas nossas campanhas nacionais. Não podemos nos esquecer que a promoção por mérito é uma das mais relevantes conquistas dos bancários da CAIXA e temos que nos manter mobilizados para garantir esta importante vitória”, destacou Eliana Brasil, presidenta do Sindicato.

Fonte: bancariosbh.org.br