Um entusiasta do empreendedorismo: Estado de Minas entrevista Henrique Freire

Henrique Augusto Silva Freire é sócio-diretor e diretor de clientes e mercado do escritório Silva Freire Advogados. Ele é formado pela Faculdade Mineira de Direito da PUC/MG, pós-graduado em direito tributário pelo Centro de Estudos na Área Jurídica Federal (Ceajufe), membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/MG, com curso de Planejamento Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. O sucesso da empresa, que conta com filial em Brasília (DF), se deve à gestão profissional dos seus atuais diretores, Luis Felipe Silva Freire, Henrique Affonso Silva Freire e Glenda Maria Silva Freire, que, com sua expertise em direito, administração e mercado, levaram a Silva Freire a figurar entre as 250 empresas que mais cresceram no país em 2013 segundo a revista Exame PME (auditado pela Deloitte), liderando a lista em Belo Horizonte. O ranking leva em consideração empresas com faturamento anual entre R$ 3 milhões e R$ 300 milhões nos últimos 3 anos.

 

Estado de Minas: Quando você despertou o interesse pela advocacia e como tudo começou?

Henrique Freire: Desde criança, sempre fui muito acessível e gostei de me relacionar com as pessoas, característica que atraiu o respeito e a admiração dos amigos. Uma vez em posição de liderança, era fácil fazer o que mais gostava quando surgia algum momento difícil: ajudar amigos a familiares a conciliar, encontrar soluções e resolver conflitos. Tudo começou na brincadeira, com situações cotidianas. Foi então que meu pai, advogado, fez o link, “ligou os pontos”, como dizia Steve Jobs, que com essa facilidade eu teria tudo para ser um grande advogado. Hoje sou feliz e realizado na advocacia, dela não saio mais.

A veia empreendedora foi decisiva para transformar o desejo em realidade?

Diferentemente de muitos amigos e colegas que optaram pela segurança do serviço público, sempre quis traçar meu próprio caminho na iniciativa privada, especialmente como profissional da área empresarial e tributária. Sempre fui um entusiasta do empreendedorismo. Mas, nesse campo, só tenho a agradecer e parabenizar meu irmão Luis Felipe Silva Freire pela guinada profissional que ele liderou. Foi mudado o nome do escritório, implantado um plano de carreira com distribuição de lucros conforme os resultados, adotado um regime profissional de controle de prazos, criada uma metodologia para todos os processos internos, criado um conselho de administração, realizado diversos investimentos em software e consultorias.

Como nasceu a ideia de montar o escritório Silva Freire?

Tive a felicidade e o privilégio de ter um pai e dois irmãos também advogados, que sempre estiveram presentes ao meu lado e me apoiaram. Meu pai fundou o escritório em 1995, após uma carreira de grande sucesso como procurador-geral de um dos maiores bancos do país, a Caixa Econômica Federal. Em 2000 meu irmão Luis Felipe ingressou no escritório, e em 2004 entrei com minha irmã Glenda Freire Antunes. Hoje, somos mais de 30 profissionais em BH e Brasília. Em 2013, saímos do ranking da revista Exame PME, das pequenas e médias empresas que mais crescem no país. Esse ranking foi uma grande vitória e prova do nosso sucesso no mercado, pois leva em consideração empresas de todos os segmentos que têm faturamento anual entre R$ 3 milhões e R$ 300 milhões nos últimos 3 anos anteriores ao ranking. Ficamos em 52º lugar nacional, 3º lugar em Minas e 1º lugar considerando apenas empresas de BH. Acreditamos que este ano sairemos novamente no ranking, com uma posição ainda melhor.

A que você atribui o seu sucesso?

Em qualquer caso, a primeira receita é amar o que você faz. Em seguida vêm a dedicação, o trabalho em família e, especialmente, a profissionalização do escritório, que permitiu uma gestão estratégica e nos tornou mais eficientes. A eficiência é sempre um grande diferencial: fazer mais e melhor. Meus sócios, cada um na sua área de atuação, são extremamente competentes e compromissados com o que fazem.

O que você acha fundamental para quem quer atuar neste universo?

É preciso se diferenciar no mercado e encontrar oportunidades. No nosso segmento, advocacia, a principal propaganda é o boca a boca. Fazer um serviço melhor e com mais eficiência tem uma força enorme de gerar mais negócios.

Se pudesse voltar no tempo, você faria tudo de novo?

Absolutamente sim.

Quais as áreas em que o escritório atua?

Atuamos com grande destaque em todas as áreas. Temos uma área específica para lidar com grandes ações, com uma metodologia diferenciada de trabalho, algo inédito no Brasil.

Vocês atuam em quais regiões?

Temos sede própria em Belo Horizonte e filial em Brasília, mas atuamos em todo o Brasil.

Quais são seus planos para o futuro?

Estou liderando uma grande expansão, especialmente a empresarial e tributária, com serviços direcionados e formatados para gerar resultados efetivos às empresas.

FONTE: Estadode Minas