Valores de juros e correção monetária compõem a base de cálculo do PIS e da COFINS

Os valores correspondentes a juros e correção monetária decorrentes de contratos de alienação de imóveis, devem ser inclusos na base de cálculo do PIS e da COFINS. Com esse entendimento, o STJ ratificou o acórdão do TRF da 4ª Região.

No caso, 17 empresas em sede de recurso especial alegaram que as contribuições não incidem sobre tais valores, uma vez que elas não compõem o conceito de faturamento. Além disso, alegaram que o objeto das empresas é compra e venda, loteamento, incorporação e construção de imóveis. Assim, não são receitas de faturamento, mas financeiras.

A 1ª Seção do STJ também elucidou que as receitas decorrentes das atividades de alienar, vender, construir, comprar e intermediar negócios imobiliários fazem parte do conceito de faturamento para tributação de PIS e CONFINS. Assim, os valores compõem o conceito de faturamento e devem ser inclusos na base de cálculo.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa do STJ, para o ministro Mauro Campbell “constituem faturamento, base de cálculo das contribuições PIS e COFINS, pois são receitas inerentes e acessórias aos referidos contratos e devem seguir a sorte do principal”.

Interessados na análise de casos similares e orientações gerais devem entrar em contato com a SILVA FREIRE ADVOGADOS e agendar uma consulta em uma de nossas unidades.