O que muda com a revogação da Medida Provisória n. 905 (Contrato Verde e Amarelo)

Em 20 de abril, a Medida Provisória n. 905 que alterava mais de 100 (cem) artigos da CLT, foi revogada. A norma criada para permitir a contratação de jovens de 18 a 29 anos a um custo menor para as empresas vigorava desde o dia  11 de novembro de 2019, perdeu sua validade ao fim do dia 20 de abril e foi revogada pelo presidente Jair Bolsonaro após o Senado indicar que não votaria o texto. Considerada uma mini reforma trabalhista, a medida provisória desonerava parcialmente a folha de pagamentos, instituindo facilitadores na contratação de jovens trabalhadores.

Confira abaixo as principais mudanças decorrentes da revogação:

  1. Manutenção da jornada de trabalho dos bancários de seis horas diárias, em detrimento da MP que estabelecia jornada de oito horas diárias;
  1. Revogação da aplicação de juros de mora equivalentes ao índice aplicado à caderneta de poupança e correção monetária pelo IPCA-E, somente a partir da sentença, aos débitos trabalhistas. Assim, voltam a prevalecer a TR como índice de correção e juros de 1% ao mês, incidentes a partir do ajuizamento da ação trabalhista.
  1. Revogada a autorização de trabalho aos domingos e feriados, independentemente de ato administrativo da Secretaria Especial de Trabalho e Previdência, permanecendo a regra de que o trabalho aos domingos e feriados só poderá ocorrer se aprovado por convenção coletiva, observada a legislação municipal (Lei 11.603/2007) ou para as empresas que exercem atividades constantes da relação anexa ao Decreto 27.048/49.
  1. Décimo terceiro que poderia ser pago antecipadamente de forma mensal, caso houvesse acordo entre as partes (art. 6º, II da MP 905/2019) foi revogado. Agora segue a regra normal do pagamento em novembro (1ª parcela) e a segunda em dezembro (até dia 20).
  1. O recolhimento do FGTS era de 2% sobre a remuneração. Agora está mantido o recolhimento é de 8% sobre a remuneração.
  1. Acidente no trajeto casa/trabalho/caso voltou a ser considerado como acidente de trabalho para fins previdenciários, gerando direito a 12 meses de estabilidade para o empregado acidentado.

Vale ressaltar que todas as alterações e contratos pactuados no período e vigência da Medida Provisória n. 905 manterão sua validade, e seguirão vigentes até a data em que eram previstos.

CONSULTORIA PROBONO

Como cortesia e principalmente como forma de contribuir e ajudar na recuperação das empresas e da economia, a SILVA FREIRE ADVOGADOS está oferecendo uma consultoria probono (gratuita) de 20 minutos, para esclarecimento de dúvidas, análise de casos ou orientações gerais em todas as áreas do direito.

O agendamento deverá ser feito por meio do WhatsApp (31-99237-2543) ou do e-mail (silvafreire@silvafreire.com.br).

A consultoria é exclusiva para empresas e será prestada por e-mail, telefone ou videoconferência (WhatsApp ou Zoom).

Ficamos felizes em ajudar e agradecemos a confiança para superarmos juntos este momento difícil.