Portaria do Ministério da Economia regulamenta concessão e pagamento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) para os empregados que tiveram redução de jornada/salário e suspensão contratual

A Portaria n. 10.486, editada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, passou a vigorar a partir de 24/04/2020 trazendo critérios e procedimentos relativos ao recebimento de informações, concessão e pagamento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), nos termos da Medida Provisória nº 936, durante o estado de calamidade pública.

Dentre as regras trazidas pela Portaria 10.486, podem ser destacadas, as seguintes disposições, que exigirão mais atenção do empregador:

I – O benefício só será devido ao empregado que tenha celebrado contrato de trabalho iniciado até 1° de abril de 2020 e informado no e-social até 2 de abril de 2020.

II – Para empregados que recebam benefício de prestação continuada do Regime Geral de Previdência Social ou dos Regimes Próprios de Previdência Social, ressalvados os benefícios de pensão por morte e auxílio acidente, não será permitida a celebração de acordo individual para redução proporcional de jornada de trabalho e de salário ou para suspensão temporária do contrato de trabalho. Assim, só será possível através de acordo coletivo, via negociação com o sindicato da categoria representativa dos empregados.

III – O empregador é responsável pelo pagamento de eventual diferença entre o valor pago pela União e o efetivamente devido ao empregado, quando a diferença decorrer de ausência ou erro nas informações prestadas pelo empregador que constituem as bases do CNIS.

IV – Empregador e empregado poderão alterar a qualquer tempo os termos do acordo pactuado informado ao Ministério da Economia. O empregador deverá informar os dados do acordo alterado, na forma prevista no artigo 9º, em até 2 (dois) dias corridos, contados da nova pactuação.

V – O empregado poderá acompanhar o andamento do processo de concessão do BEm pelo portal Gov.br e também pelo aplicativo da Carteira Digital do Trabalho, conforme ato da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

CONSULTORIA PROBONO

Como cortesia e principalmente como forma de contribuir e ajudar na recuperação das empresas e da economia, a SILVA FREIRE ADVOGADOS está oferecendo uma consultoria probono (gratuita) de 20 minutos, para esclarecimento de dúvidas, análise de casos ou orientações gerais em todas as áreas do direito.

O agendamento deverá ser feito por meio do WhatsApp (31-99237-2543) ou do e-mail (silvafreire@silvafreire.com.br).

A consultoria é exclusiva para empresas e será prestada por e-mail, telefone ou vídeo-conferência (whatsapp ou Zoom).

Ficamos felizes em ajudar e agradecemos a confiança para superarmos juntos este momento difícil.