Segmentos dominados por homens têm destaque de mulheres empreendedoras

Ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, desde 2017 as mulheres superaram os homens na abertura de empresas e são maioria entre os trabalhadores com carteira assinada nos pequenos negócios, segundo pesquisa conduzida pelo Sebrae com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e o Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios.

As mulheres representam 24 milhões de empreendedoras no Brasil, enquanto que os homens são 25,4 milhões. Ainda segundo a pesquisa, elas lideram entre os pequenos negócios iniciados nos últimos três anos e meio, com 14,2 milhões, enquanto que os homens somam 13,3 milhões de negócios abertos a pouco tempo. No entanto, quando o assunto é salário, as mulheres continuam com remuneração menor que os homens, mesmo desenvolvendo as mesmas funções, carga horária e sendo mais escolarizadas.

Fora a desigualdade profissional, as mulheres enfrentam preconceito quando buscam atuar em áreas tradicionalmente masculinas, como é o caso do mercado financeiro, além de encontrarem dificuldades na credibilidade para conseguir crédito, ainda enfrentam problemas para trabalharem nessa área, o que torna enfrentar algo ainda mais desafiador em suas carreiras.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 56% das mulheres em idade economicamente ativa estão empregadas no Brasil, já os homens o percentual é de 78,2%.

Fonte: sitecontabil.com.br

Destaque das mulheres no mercado de trabalho