A relação entre depreciação e controle patrimonial

Empresas de uma forma geral devem implantar controles para sua gestão ocorrer de forma mais próxima da realidade possível, porém, aquelas que optaram ou foram por força da lei incluídas como Lucro Real devem atentar-se às informações abaixo.

A Depreciação mensal é um benefício fiscal e com isso pode ser abatido juntamente a outras despesas na apuração dos Impostos de Renda e Contribuição Social, seja nas apurações anuais ou trimestrais.

Pergunte-se: é possível identificarmos quais itens do Ativo Imobilizado compõem a depreciação lançada em despesa nos últimos meses ou exercício?

Se essa resposta não for objetiva, tenha atenção. O Controle Patrimonial de sua empresa pode não ter a precisão que deveria e isso abre chances para trazer grandes riscos numa possível fiscalização, seja ela presencial ou mesmo baseada em análises por meios eletrônicos.

O Controle Patrimonial uma vez implantado requer pouco empenho para sua manutenção e Gestão, entretanto, traz enorme segurança a Gestão, seja com relação aos números contabilizados tanto em contas de Resultado quanto Patrimonial, além de trazer dados mais próximo possível quando falamos de controle físico, evitando possíveis perdas.

Fonte: contabeis.com.br

Controle Patrimonial