Como evitar frustrações em suas contratações de funcionários

Existem gerentes de recrutamento e seleção de pessoas que continuam cometendo erros em seus processos de contratação. Isso pode ser muito prejudicial, tanto para a reputação da empresa quanto para o profissionalismo do recrutador. Por isso, é essencial que o processo seja eficaz para evitar uma contratação errada e grandes frustrações no futuro.

Veja 8 erros no processo de recrutamento e seleção de pessoas

  1. Ausência de organização

Planejamento e organização são fundamentais para o bom funcionamento dos processos de seleção.

  1. Má comunicação

Este erro é o mais indicado pelos candidatos em relação aos recrutadores. Tenha em mente que a experiência do candidato pode ter um grande impacto na imagem da marca da empresa.

  1. Não dar feedback

Encontrar um emprego é uma tarefa estressante. Receber uma carta de rejeição é o pior que um candidato pode encontrar. Por esta razão, a organização tem que justificar sua decisão comentando ao candidato o que não cabe para ajudá-los a não cometer erros futuros.

  1. Não reconhecer todos os candidatos

É verdade que algumas organizações podem receber muitos currículos para o mesmo trabalho. Portanto, é difícil entrar em contato com todos eles, no entanto, a organização precisa encontrar uma maneira de fazê-lo.

  1. Não se concentrar na marca como empregador

A atração de talento poderia ser semelhante à tarefa de marketing. Para obter os melhores candidatos, os responsáveis ​​pela contratação de funcionários têm que criar uma boa imagem de marca que promova um aspecto positivo da organização, para que ela seja percebida como um bom lugar para se trabalhar. Os candidatos perguntam sobre a empresa antes de se candidatar a um emprego nela. A chave para ter uma imagem de marca positiva é o compromisso e a transparência.

  1. Encontre o candidato perfeito

A possibilidade de que a busca por um candidato seja perfeita é escassa, então estar «à caça» da pessoa perfeita é um esforço fútil. Devemos descartar essa ideia.

  1. Descartar perfis altamente qualificados ou pouco qualificados

Recrutadores têm que pensar que a experiência e conhecimento que candidatos altamente qualificados possuem pode ser de grande benefício. Em contrapartida, perfis menos preparados também merecem ser levados em conta, uma vez que tendem impressionar em seu trabalho.

  1. Não levar em consideração a cultura corporativa

Assim como habilidades são fatores importantes ao contratar, também é relevante que a personalidade se encaixe na cultura da empresa e do restante da equipe da qual o candidato fará parte.

Fonte: administradores.com.br