Inovação no setor jurídico das empresas

Em um momento onde falamos muito sobre inovação, os departamentos jurídicos das empresas estão preparados para absorver todas as possibilidades geradas pela tecnologia no mercado jurídico?

A inovação nesse departamento é medida que se impõe e a expansão no mercado de empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para facilitar a rotina dos advogados, chamadas Lawtechs, especialmente após a implantação do processo eletrônico no Brasil, vem demonstrando que caminhamos para o uso da tecnologia no mundo jurídico.

Assim como as fintechs fizeram com o setor financeiro e bancário no Brasil, as lawtechs já revolucionam o mercado jurídico. No Brasil, em 2017, foi criada uma entidade congregando as empresas que desenvolvem tecnologia e inovação na área jurídica, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L).

Pesquisa recente produzida pela AB2L mostrou que 95% dos escritórios de advocacia estão abertos às inovações que solucionem seus problemas e 62% já procuram serviços customizados de tecnologia.

A tecnologia a serviço do direito

Problemas que antes era difíceis de serem solucionados, ficaram no passado, ultrapassados pelos avanços da tecnologia. Um bom exemplo disso são as revelias causadas pelo recebimento de citações em filiais ou lojas das grandes empresas.

Hoje, já é possível contratar um sistema que monitora, 24 horas por dia, a distribuição de ações

O trabalho na área do direito será fortemente impactado pela tecnologia nos próximos anos e os advogados terão que se adaptar à nova realidade para encontrar novas oportunidades.

Fonte: sitecontabil.com.br

Setor Jurídico de Empresas