Agentes do mercado são anunciados como vice-presidentes da Caixa Econômica Federal e privatização da gestão é acentuada

A Caixa Econômica Federal anunciou a nomeação de quatro novos vice-presidentes nas áreas de Governo, Corporativo, Habitação e Fundos de Governo e Loterias. Dois deles não são empregados – vêm do mercado financeiro, seguindo a alteração ocorrida em setembro deste ano no estatuto do banco público.

O novo responsável pela vice-presidência Corporativo é o economista João Eduardo de Assis Pacheco que, entre outras instituições, atuou no Santander, Safra e Mercantil de Investimentos.

Na área de Governo, assume o também economista João Carlos Gonçalves da Silva, que trabalhou na SPDA (Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos), da Prefeitura de São Paulo, e nos bancos ABC Brasil e Fator, além de exercer o cargo de assessor técnico em privatizações como a da Cedae (companhia de água e esgoto) no Rio de Janeiro.

Os outros dois vice-presidentes nomeados são empregados da Caixa: Jair Luis Mahl (Habitação) e Roberto Barros Barreto (Fundos de Governo e Loterias). Ambos ocupam hoje cargos de diretores-executivos.

Rita Serrano, representante dos trabalhadores no Conselho Administrativo, lembra que, há mais de 30 anos, os cargos de diretores têm sido exclusivamente ocupados por empregados de carreira. “Mas agora isso deve mudar, porque foi aprovada uma nova alteração estatutária na qual as áreas Jurídica, Auditoria e Corregedoria poderão ter contratados externos. Também votei contra essa alteração, porque vai se descaracterizando a gestão pública e se implantando uma cultura de empresa privada no banco, atingindo pessoas e serviços”, ressalta.

Fonte: bancariosbh.org.br

Vice Presidente Caixa Econômica Federal