Banco deve ressarcir, em dobro, valores cobrados por serviço não contratado

postlink

Uma correntista foi ressarcida de valores cobrados em dobro pelo Banco Itaú. Ela foi cobrada por um contrato de seguro residencial, que nunca foi pedido, no valor mensal de R$ 42,16, valores dos quais requer restituição, do período de 02/01/2015 até 02/06/2016.

De acordo com 1ª Turma Recursal do TJDFT, o banco em sua defesa alegou que houve uma contratação espontânea, «mas não trouxe aos autos qualquer prova dessa suposta avença, limitando-se a juntar fotografias de telas do seu sistema informatizado, o que nada prova», disse o juiz. Além disso, foi determinado que qualquer seguro não solicitado pelo correntista é abusivo e, assim, «não há comprovação de contratação espontânea do seguro residencial, o que viola o disposto no art. , inciso III, e art. 54, § 3º, ambos do CDC«.

Por isso, o juiz determinou que «ficou provada a falha na prestação dos serviços, surgindo o dever de completa reparação, uma vez provado pelo autor os fatos constitutivos do seu direito, não socorrendo à parte ré nenhuma das excludentes legais do nexo de causalidade entre sua conduta e os danos experimentados pelo consumidor (CDC, art. 14, § 3º, incisos I e II), nem a excludente genérica de fortuito externo (CC, art. 393, Parágrafo único)».

Fonte: www.jusbrasil.com.br