Conselheiros da Fundação Itaú Unibanco discutem pautas e estratégias de ação para 2016

Os conselheiros e membros dos comitês de gestão da Fundação Itaú Unibanco, que representam os funcionários, reuniram-se para discutir as reivindicações que serão debatidas com a Fundação neste ano e as estratégias de negociação. O diretor do Sindicato, Ted Silvino, que é conselheiro Fiscal eleito pelos empregados da Fundação Itaú Unibanco, esteve presente na reunião.

“Quando debatemos previdência complementar, logo vem à tona a qualidade de vida das pessoas ao aposentar, ocasião em que esta previdência se torna fundamental para que os bancários possam aproveitar a vida na melhor idade. Lutar para que todos os empregados tenham uma previdência complementar é o nosso principal objetivo”, afirmou Ted Silvino.

A Fundação abriga os diversos planos de previdência complementar do banco e o representante do Conselho Deliberativo, André Luis Rodrigues, fez um balanço da atuação e do espaço que os trabalhadores encontram atualmente dentro da fundação. Uma das propostas levantadas foi a incorporação do Funbep (Fundo de Pensão dos Bancários oriundos do Banestado).

A migração do Funbep poderia aumentar o poder de negociação dos representantes dos funcionários com o banco, para discutir com mais força a gestão e as deliberações da entidade sobre os planos de previdência. A intenção é que o tema seja debatido com mais amplitude nas próximas reuniões.

Outro ponto pendente com a Fundação é a abertura de previdência privada para todos os funcionários. Atualmente, a maioria não tem nenhum tipo de plano de previdência complementar satisfatório.

Os conselheiros debateram, ainda, sobre a ampliação da comunicação com funcionários e aposentados em relação às demandas da Fundação. Uma das propostas é a criação de um fórum permanente de discussão para potencializar a participação dos ativos e assistidos e melhorar todos os canais de diálogo entre conselheiros e participantes. O objetivo é fazer divulgações em boletins, utilizar redes sociais e produzir mídias específicas sobre os planos de previdência.

Fonte: bancariosbh.org.br