Em novembro a adesão do e-Social se torna obrigatória. Saiba quais mudanças ocorrem

A partir de novembro de 2018, todas as empresas deverão enviar informações ao governo referentes aos trabalhadores que empregam e as relações de trabalho por meio do e-Social, no intuito de unificar o canal de informações com o governo e simplificar o processo.

Qualquer empresa com mais de um funcionário precisa adquirir um certificado digital, a sua assinatura digital com validade jurídica e garantir a autenticidade nas operações eletrônicas. Portanto, os empresários devem providenciar ou renovar o quanto antes o Certificado Digital.

“Sem ele, não será possível o cumprimento dessa exigência. Desta forma, é importante consultar seu contador e ver se não é o caso de proceder à renovação ou compra de um novo certificado digital”, esclarece.

Descomplicando

O processo de implementação do e-social é realizado por fases.  A primeira etapa foi o cadastro. Na segunda fase, que já ocorre desde o início de setembro, estão sendo cadastradas  informações sobre admissão e demissão. Na terceira etapa, o empregador incluirá dados vinculados à remuneração.

A ferramenta é uma forma de transmitir as informações trabalhistas para um banco de dados, permitindo a centralização dessas informações e mais transparência nas relações trabalhistas. O e-Social pretende simplificar as relações entre empregado e empregador, trazendo modernidade para a realização desses processos trabalhistas.

Fonte: contabeis.com.br