Entrevista Dr. Geraldo Magela ao Jornal Estado de Minas – Caderno de Veículos – Volantes

Reportagem do Caderno de Veículos do Jornal Estado de Minas com entrevista do Dr. Geraldo Magela da Silva Freire, publicada em 20 de setembro de 2008

 

Belo Horizonte, 23 de setembro de 2008

  

VOLANTES

Melhor revestir

Consumidores com problema de desgaste no material e não conseguem ressarcimento do fabricante podem optar por capas de borracha ou restauração em couro. Novo custa mais

Paula Carolina

 Problema aparentemente simples, o esfarelamento de volantes e manoplas de câmbio de alguns veículos, principalmente da marca Fiat, ainda gera amolação. Há alguns anos, a reclamação foi comum, principalmente entre proprietários de Uno e modelos da família Palio fabricados entre janeiro de 2001 e abril de 2003, cujo defeito foi assumido pela Fiat, que trocou as peças sem ônus. Com o passar do tempo, no entanto, foram surgindo queixas do mesmo desgaste em outros veículos, Fiat e de outras marcas, e mesmo em modelos Fiat assumidos pela fábrica, mas fabricados antes ou depois da falha detectada. Na maior parte dos casos, embora legalmente o consumidor tenha direito à substituição do produto, isso não acontece e acaba-se amargando o prejuízo, já que o valor é relativamente baixo e muita gente prefere “deixar para lá” em vez de procurar amparo na Justiça ou em órgãos de defesa do consumidor. A dor de cabeça, no entanto, pode ser maior na hora de vender o carro, desvalorizado pela aparência das peças.

Maria Tereza Correia/EM/D.A Press – 21/12/07
 
 Esfarelamento é comum em muitas marcas

 

Uma solução mais simples e barata é a compra de capa de borracha para revestimento do volante. Em pesquisa por lojas em Belo Horizonte, é possível encontrar capas pretas e coloridas, de estilo mais sóbrio ou esportivo. A maioria é coberta por “bolinhas” supostamente anatômicas, mas há também as lisas. Custam em torno de R$ 15 e encaixam-se no volante. Já a substituição da manopla de câmbio pode variar entre R$ 10 e R$ 15, conforme o modelo do carro e a preferência por preto puro ou com detalhes cromados.

 

COURO Solução um pouco mais definitiva, o revestimento em couro é procurado não só pela aparência, mas principalmente como solução para o desgaste do material original. De acordo com Maurício de Assunção Pereira, proprietário da Luma Capotaria, sua loja chega a revestir até oito volantes por dia. A maioria porque está descascando. Para um automóvel comum, o revestimento fica em R$ 100 e a garantia é a legal, de três meses. Em veículos maiores, como vans, o revestimento custa R$ 120, e em caminhões, R$ 160.

 

“A maioria nos procura porque o volante está estragado mesmo. Mas outros porque buscam maior conforto ao dirigir”, completa o capoteiro Cristiano Pereira de Melo, da Capotaria Guajajaras. O movimento para revestimento de volantes na Guajajaras é bem menor e sazonal, mas Cristiano acrescenta: “Quem já teve volante de couro quer pôr de novo”. A loja dá garantia de um ano e o custo do revestimento em couro com costura manual é de R$ 180. A manopla do câmbio também pode ser revestida por mais R$ 55.

 

Para maior durabilidade do couro, Cristiano e Maurício recomendam o uso de hidracouro ou qualquer tipo de produto usado para hidratação do material, que deve ser passado de quatro em quatro meses. Jamais devem ser usados produtos à base de silicone, gasolina, querosene, qualquer produto químico ou o famoso “pretinho”.

 

DIREITO De acordo com o advogado Geraldo Magela Freire, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Minas Gerais, quando se trata de vício do produto, os proprietários têm direito à troca dos volantes e manoplas. Como o valor é pequeno, o caso pode ser solucionado sem advogado. A primeira providência é procurar o Procon. Caso não haja acordo, o segundo passo é procurar o Juizado Especial de Relações de Consumo, que acionará a montadora. Ele acrescenta que, mesmo que o proprietário do veículo queira trocar os componentes por conta própria, pode reivindicar o ressarcimento. Mas, para isso, tem que guardar a peça com defeito e a nota fiscal.