Pedidos de falência aumentam 27% entre janeiro e maio

Os pedidos de falência cresceram 27,5% entre janeiro e maio na comparação com o mesmo período de 2015, informou nesta quinta-feira (2) a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Na comparação com maio de 2015, a quantidade de falências subiu 34%. Em relação a abril deste ano, o aumento foi de 9%. No acumulado em 12 meses, a alta foi de 28,3%.

A quantidade de falências decretadas também subiu em maio, com alta de 26,2% em relação ao mês anterior. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o aumento foi de 13,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação a maio de 2015, o avanço foi ainda mais forte, de 39,2%.

As recuperações judiciais (medida para evitar a falência, pedida quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas) também aumentaram.

A quantidade de pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas mais que dobrou no acumulado do ano, com aumento de 124,7% e 123,9%, respectivamente.

Em nota, a Boa Vista SCPC apontou que, “com redução das receitas e elevação dos custos, a situação das empresas está cada vez mais difícil neste ano. Os indicadores de solvência mostram que 2016 está ainda mais complexo que o ano anterior, registrando números de falências e recuperações judicias alarmantes”.

“Sem perspectiva de melhora no cenário macroeconômico capaz de reverter essa situação ainda em 2016, os indicadores devem intensificar a tendência observada ao longo de 2015”, destaca ainda a entidade.

Fonte: jusbrasil.com.br