Seguro-desemprego pode ser solicitado pela internet

Com o objetivo de garantir mais eficiência na prestação de serviços públicos, reduzir custos e oferecer mais comodidade, o trabalhador brasileiro pode fazer a solicitação do seguro-desemprego totalmente pela internet. A iniciativa faz parte de uma parceria do Ministério do Trabalho e da Dataprev e está disponível pelo Portal Emprega Brasil.

Além de agilizar o atendimento, o seguro-desemprego 100% web vai permitir que um maior número de trabalhadores seja atendido por dia. Atualmente, são 600 mil requerimentos por mês, em média, no total (presenciais ou pela web). Outra vantagem é que o prazo para receber o benefício, que é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação feita pela internet.

Desde novembro de 2017, a solicitação do seguro-desemprego já podia ser feita pela web, mas o trabalhador ainda era obrigado a ir a um posto de atendimento para fazer a validação dos dados. Agora, se as informações estiverem corretas e não houver nenhuma pendência, ele consegue fazer todo o processo de casa, de forma segura e ágil.

Para fazer a solicitação pela internet é preciso seguir o passo a passo informado no Portal Emprega Brasil. Em seguida, o requerimento passa por um processo de análise de riscos, com mecanismos de inteligência que avaliam se o requerimento pode ser concedido ou se é preciso ir ao posto para complementar alguma informação. Neste caso, são utilizadas tecnologias como Machine Learning e Analytics para identificar padrões de irregularidade e evitar pagamentos indevidos.

“A partir dessa implantação, o número de trabalhadores que precisarão ir ao posto deve diminuir gradualmente na medida em que os dados vão se tornando mais consistentes e os processos de inteligência se aperfeiçoem automaticamente, diminuindo os riscos de fraude ou de inconvenientes para os trabalhadores”, explica Flávio Ronison, gerente de conta da Dataprev responsável pelo relacionamento com o Ministério do Trabalho.

Fonte: sitecontabil.com.br