Banco Central não autoriza a atualização do aplicativo Whatsapp que passaria a fornecer serviços de pagamentos e transferências online

O WhatsApp, empresa controlada pelo Facebook, anunciou no dia 15/06/2020 que o Brasil seria o primeiro país a usufruir dos serviços de transferência e transações online. A atualização permitiria que os usuários enviassem e recebessem dinheiro por meio dos cartões cadastrados no app. 

Entretanto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica [CADE] e o Banco Central suspenderam, no dia 23/06/2020, a função de pagamento e transferência através do aplicativo Whatsapp. Em nota, o Banco Central afirmou que a decisão visa preservar o ambiente competitivo e assegurar o funcionamento do sistema de pagamento, não podendo operar sem autorização prévia.

Ainda, o Banco Central afirmou no dia 23 de junho de 2020: “No âmbito de suas atribuições de regulador e supervisor dos arranjos de pagamento no Brasil, o Banco Central (BC) determinou a Visa e Mastercard que suspendam o início das atividades ou cessem imediatamente a utilização do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências no âmbito dos arranjos instituídos por essas entidades supervisionadas”.

O sistema de pagamento por aplicativo do grupo Facebook ainda está em análise, e uma suposta reunião entre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os gestores da empresa de aplicativos ocorreu no dia 24/06/2020. Contudo, até o momento não há um posicionamento oficial acerca de sua liberação dos pagamentos pela plataforma.