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Meia-vantagem
Volkswagen anuncia garantia de três anos para todos os modelos nacionais de sua linha. Mas, nas entrelinhas, a cobertura é limitada a motor e caixa de marchas
A moda dos três anos de garantia começou quando a Toyota lançou o novo Corolla. Mas, no início, as revisões obrigatórias eram muito caras, até que a montadora acabou reduzindo seu custo e hoje é uma vantagem de fato para o consumidor. O apelo funcionou e foi um dos motivos que levaram o carro a liderar por muito tempo o segmento de sedãs médios
No Brasil, a garantia da maioria dos automóveis compactos é de 12 meses e alguns modelos maiores e mais luxuosos oferecem dois anos. Existe também a possibilidade de se pagar por uma proteção extra, que prolonga a garantia para os mesmos 36 meses. Como, por exemplo, o Renault mais garantia ou Ford mobility.
Mais recentemente, outras montadoras decidiram oferecer a mesma garantia de três anos para outros modelos como o Honda Civic, o Chevrolet Vectra e o Ford Fusion.
Mas há uma exceção: a Volkswagen anuncia garantia de três anos sem limite de quilometragem para todos os modelos, a partir da linha 2005, incluindo veículos mais baratos, como Gol e Fox. Apesar de atraente, o problema é que a garantia é válida apenas para caixa de câmbio e motor. Nas peças publicitárias, a restrição da cobertura é informada em letras minúsculas, no pé do anúncio, muito diferente da imagem que alardeia a garantia, sempre destacada na publicidade.
De acordo com Geraldo Magela, advogado especializado em direito do consumidor, há dois problemas no sistema de garantia da Volkswagen. Em primeiro lugar, na forma de divulgar o programa: “Com efeito, constata-se que é oferecida uma garantia de 3 anos. Em letras miúdas, restringe-se a garantia a determinadas peças. A publicidade é enganosa quando é falsa ou, por qualquer outro modo, induz o consumidor a erro.” A outra ressalva trata do funcionamento da garantia: “Ninguém compra um amontoado de peças. Compra uma unidade e uma marca. Então, é nula a cláusula que prevê a garantia parcial de determinadas peças. A garantia vale para toda a unidade adquirida.” conclui Magela.
A Volkswagen, consultada, informa que não registrou reclamações de consumidores sobre a garantia de três anos e suas restrições. A montadora explica que o texto legal tem o objetivo de esclarecer as ofertas para evitar o engano e que todos os concessionários são orientados a apontar o funcionamento da garantia. Há o velho ditado que diz: “Quando a esmola é muita, o santo desconfia”. É melhor desconfiar mesmo para não comprar gato por lebre, como ensina outro dito popular.
FONTE: JORNAL ESTADO DE MINAS – CADERNO DE VEÍCULOS – 19 de julho de 2006