Seguro de Oficina – Entrevista do Dr. Geraldo Magela Freire ao Jornal Estado de Minas

Belo Horizonte, 24 de outubro de 2008

Veja abaixo entrevista do Dr. Geraldo Magela Silva Freire ao Caderno de Veículos do Jornal Estado de Minas publicada em 22/10/2008.

 

TAXA

Repassando o problema

Autorizadas cobram seguro extra nos serviços de oficina. Especialistas em direito do consumidor afirmam que responsabilidade sobre os veículos é das concessionárias

Pedro Cerqueira

 

Algumas concessionárias de Belo Horizonte têm cobrado dos clientes de suas oficinas uma taxa extra, a título de seguro, contra possíveis avarias que possam acontecer enquanto o veículo está sendo reparado. O valor dessa taxa, conhecida como seguro de pátio, varia bastante. Ao todo, foram consultadas 32 concessionárias de 13 marcas. Desse total, sete concessionárias cobram o seguro: VW Recreio, R$ 7,40; VW Catalão, R$ 6,50; VW Garra, R$ 7,50; VW Mila, R$ 6,50; Toyota Green, R$ 15,00; Fiat Strada, R$ 6,90; e Ford Inova, R$ 3,15.

 

O advogado Geraldo Magela Silva Freire, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil seção Minas Gerais, afirma que esta é uma cobrança ilegal por ser feita em benefício da concessionária, e não do consumidor. “A responsabilidade de zelar pelo bem do consumidor contra furtos e avarias é da concessionária”, explica o advogado.

 

Stael Rianni, coordenadora do Procon Municipal, alega que a cobrança do seguro de pátio não é aceitável. “O seguro deve ser assumido pela empresa, e não repassado ao consumidor. E mais, para vender seguro a concessionária deveria ter corretor no local”, conta Stael, que ressaltou a importância em se pedir orçamento prévio antes de contratar qualquer serviço.

 

Em todas as concessionárias que efetuavam a cobrança indevida, a explicação foi a mesma: o pagamento da taxa é opcional e comunicado ao cliente com antecedência. Mas se as concessionárias são responsáveis por qualquer avaria no veículo do cliente enquanto está sob sua tutela, qual a necessidade do cliente contratar algum seguro adicional? Os funcionários das concessionárias que comentaram a cobrança, gerentes de serviço, assistência técnica ou oficina admitiram ter consciência de que a empresa é responsável pelos veículos, mas ainda tentaram justificar a taxa.

 

A única justificativa aceitável foi prestada pela Green, concessionária Toyota, que cobra pelo seguro apenas quando termina o prazo para o cliente buscar seu veículo na oficina. O gerente de serviços da concessionária afirmou que, quando o serviço fica pronto, o cliente é informado do prazo de entrega e que se este período for excedido a taxa será cobrada. Caso o cliente não concorde com o pagamento, deve retirar o veículo até o prazo estipulado.

 

O estudante Rogério Gambarelli levou seu Gol 2007 para realizar serviços de lubrificação na concessionária VW Mila. A nota fiscal do serviço revela que o estudante pagou os R$ 6,50 de seguro, apesar de não ter sido consultado previamente se queria ou não contratar o serviço.

 

Porém, nesta queda-de-braço, o poder está nas mãos do cliente. Nenhuma concessionária admitiu que negaria a prestação de serviço caso o cliente se negasse a pagar o seguro. E ainda admitiram que eram responsáveis pela integridade do veículo. Apenas na Inova, concessionária Ford, o gerente de oficina afirmou que o cliente pode até optar por não pagar a taxa, porém, se acontecesse alguma avaria ao veículo, este não estaria segurado.

 

 

Fonte: Jornal Estado de Minas, Caderno de Veículos de 22 de outubro de 2008