A Sky, operadora de TV por assinatura via satélite, está apostando na tecnologia para evitar novas ações de consumidores. A empresa instalou totens nos juizados especiais cíveis do Rio de Janeiro e de Brasília para que clientes possam, por meio de videoconferência, entrar em contato diretamente com seus atendentes e resolver seus problemas.
De acordo com o diretor jurídico da Sky, Ricardo Lagreca, o equipamento é composto por uma tela, um telefone e uma impressora. Ao tirar o telefone do gancho, o consumidor entra automaticamente em contato com um funcionário da empresa. Por meio do totem, o consumidor pode fazer acordos, que são impressos pela própria máquina. “Para o consumidor, o equipamento é positivo porque vai resolver o problema na hora. Já para o Judiciário é importante porque evita várias ações, casos que não são complexos”, diz Lagreca.
No Estado do Rio de Janeiro, a Sky instalou 12 totens, sendo 11 em juizados especiais cíveis e um no Procon. Segundo Lagreca, 95% dos casos que passam pelas centrais foram resolvidos antes de virarem ações judiciais. Em Brasília, há um equipamento no Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes. Amanhã será inaugurado outro totem, em Porto Alegre.
Para o advogado Ricardo Motta, do escritório Viseu Advogados, iniciativas como essa são importantes, já que mesmo os juizados especiais estão abarrotados de processos. “Cresceu a quantidade de reclamações porque estamos em uma economia aquecida. Mas o Judiciário não acompanhou esse aumento”, afirma.