Bufê declara falência e deixa prejuízo para centenas de clientes

O Buffet Tereza Cavalcanti, tradicional bufê de luxo de Belo Horizonte, fechou as portas e surpreendeu seus clientes na última quarta-feira (14/05). A empresa declarou falência e deixou o prejuízo para 400 clientes que já tinham eventos marcados para datas próximas.

A empresa deletou páginas em redes sociais e os funcionários foram orientados a comunicar aos clientes por telefone. Desesperados, os consumidores procuraram explicações nos estabelecimentos no bairro Santa Amélia, na Pampulha, e no Belvedere, na região centro-sul, mas encontraram portas fechadas e desinformação.

A filha de Tereza Cavalcanti afirmou, por telefone, que passou a receber ameaças após a falência. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência, mas os clientes prejudicados criaram uma página na rede social Facebook para reunir demais consumidores lesados e, possivelmente, entrar com uma ação coletiva contra a empresa. Há suspeita de que os proprietários tenham firmado contratos com fornecedores, acumulado notas de pagamento e usado o dinheiro dos clientes para fins particulares. Até o momento, a proprietária do bufê não se manifestou.

O Dr. Geraldo Magela, especialista em Direito do Consumidor e diretor jurídico da Silva Freire Advogados, orienta os clientes prejudicados a procurar a Justiça e ajuizar uma ação, mas, segundo o advogado, as chances de ressarcimento são remotas. Quem ficou no prejuízo deve sustar todos os cheques ainda não descontados e contratar advogado para receber os valores no processo de falência – a Justiça pode determinar o leilão de bens para pagar fornecedores. Verbas trabalhistas têm prioridade, mas o juiz pode autorizar o congelamento de bens da pessoa física para ressarcir os prejudicados, apesar das chances remotas de recebimento. Indenizações por dano moral também podem ser pedidas.

Assista à entrevista completa: Dr. Geraldo Magela fala sobre como agir em caso de prejuízo por falência de empresa

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