Possibilidade de economia tributária para as transportadoras

Uma decisão da 2ª Vara Federal de Cascavel (PR) determinou, recentemente, que os gastos de uma transportadora com IPVA e taxa de licenciamento de veículos sejam considerados como insumos, vez que essenciais para a atividade econômica desse tipo de empresa. Dessa forma, os valores podem gerar créditos de PIS e Cofins.

De acordo com a juíza, que julgou o caso, essas despesas são normativamente compulsórias, pois os caminhões não podem circular sem o licenciamento, e por isso qualificam-se como insumos para fins de tomada de créditos na sistemática não cumulativa da contribuição ao PIS/COFINS, pois são imprescindíveis ou de qualificada relevância para os destinos econômicos da empresa.

A União interpôs recurso de apelação, que ainda não foi julgado. A decisão, contudo, é um importante precedente, para as empresas do ramo e para aquelas que possuem os mesmos tipos de gastos com IPVA e licenciamento.

Vale ressaltar que os contribuintes poderão, ainda, receber a restituição dos valores pagos indevidamente, considerando os cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação.

A judicialização da demanda, através de mandado de segurança, é a mais indicada, por ser mais célere e livre de honorários sucumbenciais. 

A Equipe do Silva Freire Advogados está à inteira disposição para auxiliar os contribuintes que desejem maiores informações sobre o tema.

Os interessados deverão entrar em contato com nossa área tributária nas opções de contato abaixo:

📞 (31) 3296-8001 | 📩 silvafreire@silvafreire.com.br