Banco é condenado a pagar consumidor prejudicado por efeito colateral

Foi decisão proferida pela 06ª Câmara de Direito Civil do TJSC, que condenou a Instituição Financeira a pagar indenização no valor de R$ 20 mil em favor do consumidor, que em virtude teve seu nome incluído no cadastro de inadimplentes sem ao menos possuir conta corrente no Banco.

Segundo consta dos autos, o Banco foi vítima de fraude de um terceiro de má fé, que conseguiu fraudar o sistema bancário para abrir crédito em nome da vítima e aplicar diversos golpes no mercado.

A Instituição Financeira, em sede recursal, tentou afastar sua responsabilidade, repassando-a ao estelionatário. Contudo, quando da prolação do acórdão, informou que a responsabilidade do Banco deve ser mantida, pois tal situação apenas ocorreu por falha na prestação do serviço, e da falta de cuidado em apurar a autenticidade dos documentos apresentados pelo suposto cliente.

Interessados na análise de casos similares e orientações gerais devem entrar em contato com a SILVA FREIRE ADVOGADOS e agendar uma consulta em uma de nossas unidades.